Crítica | O Hobbit - Uma Jornada Inesperada

Peter Jackson nos leva, novamente, às aventuras da Terra-Média
Peter Jackson nos leva, novamente, às aventuras da Terra-Média

Título: O Hobbit - Uma Jornada Inesperada
Lançamento: 14 de dezembro de 2012.
Gênero: Aventura, ação.
Elenco: Ian McKellen, Martin Freeman, Richard Armitage, Ken Stott, Graham McTavish, William Kircher, James Nesbitt e Stephen Hunter.
Direção: Peter Jackson.
Nota: 4,5/5

O renomado diretor da trilogia Senhor dos Anéis, Peter Jackson, volta à adaptar um romance de J.R.R. Tolkien, que precede os contecimentos da primeira trilogia. Em O Hobbit - Uma Jornada Inesperada, o personagem-título Bilbo Bolseiro enfrenta uma jornada épica para retomar o Reino de Erebor, terra dos anões que foi conquistada há muito tempo pelo dragão Smaug. Levado à empreitada pelo mago Gandalf, o Cinzento, Bilbo encontra-se junto a um grupo de treze anões liderados pelo lendário guerreiro Thorin Escudo-de-Carvalho. Essa aventura irá leva-los a lugares selvagens, passando por terras traiçoeiras repletas de Goblins e Orcs, Wargs mortais e Aranhas Gigantes, Transmorfos e Magos. Embora o objetivo aponte para o Leste e ao árido da Montanha Solitária, eles devem escapar primeiro dos túneis dos Goblins, onde Bilbo encontra a criatura que vai mudar sua vida para sempre… Gollum. A sós com Gollum, nas margens de um lago subterrâneo, o despretensioso Bilbo Bolseiro não só descobre sua profunda astúcia e coragem, que surpreende até mesmo a ele, mas também ganha a posse do “precioso” anel de Gollum, que possui qualidades inesperadas e úteis… Um simples anel de ouro que está ligado ao destino de toda a Terra-Média, de uma maneira que Bilbo nem pode imaginar.

A primeira parte da trilogia d'O Hobbit é realmente espetacular. Os excelentes efeitos visuais, somado aos cenários encantadores, trazem uma experiência única ao público. O filme também traz um enredo interessante e que nos prende durante suas quase três horas de duração. Apesar disso, é possível ver que Peter Jackson enrola ao decidir recontar uma pequena parte do livro nas telonas, que poderia ter sido muito bem aproveitada em dois filmes, apenas.

Apesar dos cenários e efeitos incríveis, o filme peca no 3D. Peter Jackson não soube utilizá-lo com grandeza, limitando-se apenas à adicionar pouca profundidade em alguns extensos cenários. (Infelizmente, nossa equipe ainda não teve a oportunidade de vê-lo em 48fps, que adiciona muito mais relismo às cenas - assistimos em IMAX 3D . Assim que conferirmos, atualizaremos a crítica com a nossa opinião sobre a tecnologia.)

Peter Jackson é revolucionário e se sente muito à vontade ao dirigir um filme que se passa na Terra-Média.. Apesar de muito bom, peca em alguns mínimos quesitos (que não fazem diferença nenhuma no longa).

Os fãs da trilogia Senhor dos Anéis vão se sentir "em casa" ao voltar à Terra-Média. Aos que não são fãs, vão se apaixonar pelo enredo interessante e visual brilhante. Indicamos que assistam em IMAX 3D e, se disponível em suas cidades, em 48fps.


EXTRA: Antes da sessão do filme, tivemos a oportunidade de conferir ao preview do filme Star Trek - Além da Escuridão. Durante a exibição do conteúdo, foi impossível não ficarmos maravilhados com os efeitos, cenários e acontecimentos mostrados na prévia. O 3D está incrivelmente muito bem feito. Estamos ansiosos para ver o filme, que deve estrear no dia 14 de junho de 2013.
Próxima
« Anterior
Anterior
Próximo »

POLÍTICA DE COMENTÁRIOS: O CINEVERSO é um espaço público e coletivo. Todos os comentários e opiniões são muito bem-vindos, mas para que tenhamos um ambiente agradável, precisamos respeitar os princípios básicos da boa convivência. Quaisquer comentários ofensivos, que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP, invasão de privacidade pessoal/familiar a qualquer pessoa, ou que não estejam de acordo com os assuntos tratados no site, serão excluídos e o autor dos mesmos estará sujeito a banimento. Caso você veja algum comentário ofensivo, que você acha que precisa ser eliminado, por favor, sinalize-o para os moderadores do site. Desde já agradecemos a sua colaboração! ConversionConversion EmoticonEmoticon