Crítica | Guerra Mundial Z

Com excelente produção e Brad Pitt no papel principal, o sério se torna engraçado
Com excelente produção e Brad Pitt no papel principal, o sério se torna engraçado


Título: Guerra Mundial Z
Lançamento: 28 de junho de 2013
Gênero: Ação, Aventura, suspense.
Elenco: Brad Pitt, Mireille Enos, Elyes Gabel, James Badge Dale, David Morse e Matthew Fox.
Direção: Marc Forster.
NOTA:

No filme, um vírus desconhecido se alastrou pelo planeta, transformando a população em ferozes canibais. Seguimos a jornada de Gerry (Brad Pitt), um ex-investigador que e se vê obrigado a cooperar com as autoridades, investigando o que causou este apocalipse zumbi. Por isso, passa pelos mais diversos momentos de tensão, desejando voltar para casa e rever sua família.

O enredo parece até clichê, mas inova ao percorrer grandes cidades do mundo investigando o que poderia ter causado a epidemia. O tom investigativo, trouxe um ar mais dramático e sério ao filme, que ousa na hora de pregar sustos e promover momentos sombrios de tensão e sobrevivência.

A produção foi muito bem realizada, com efeitos especiais de qualidade. O som, por outro lado, é o que merece mais credibilidade, pois foi mixado com muita clareza e traz tons muito satisfatórios aos nossos ouvidos. Os efeitos sonoros são os principais meios de nos envolver no suspense do filme.

Os mortos-vivos, porém, são dignos de uma sátira mal-feita. Eles correm, saltam, escalam entre eles e alguns são tão falsos, que é impossível não rir. Isso, porém, só é visto nas cenas mais abertas e com mais ação. Os "zumbis" que estão no interior do laboratório em que Gerry se encontra, possuem características bem grotescas, com maquiagem bem feitas e movimentos bem realistas para as condições em que eles se encontram.

Os efeitos tridimensionais do filme são muito bons e trazem uma imersão bem satisfatória. Porém, os jogos de câmeras feitos neste não foram idealizados com base no 3D, pois se movimentam muito rápido e tremem à todo instante, proporcionando uma série de borrões serrilhados e dores de cabeça.

O longa poderia ser o melhor do gênero, não fosse a perda de sua qualidade na metade da projeção em frente. O que parecia ser um filme épico global, se transforma em algo mais claustrofóbico e pequeno, com investigações pequenas. Os detalhes que não fossem feitos para mostrar a atuação de Brad Pitt - que neste longa está impecável, como sempre -, são jogados na tela apenas para preencher o vazio que fica, quando não vemos Pitt tentando sobreviver.

O filme acaba e, infelizmente, nos deixa com a sensação de "foi só isso? Não tem mais nada?". Fica muito claro que os produtores fizeram este filme para introduzir uma sequência, que já fora confirmada anteriormente. Se o próximo filme seguir o tom mais ousado e corrido da primeira metade do primeiro, com certeza será ótimo.

Guerra Mundial Z é um filme de muita qualidade, mas não inova em nada no gênero antes trazido por George Romero. É só mais uma versão melhorada de Resident Evil, com um elenco muito bem escolhido. É ótimo pra se divertir e passar algum tempo, mas não nos deixa com vontade de vê-lo novamente. Resta saber se veremos no Blu-ray a versão descartada pelos produtores, onde o final trazia mais ação do que investigação.

NOTA: É altamente recomendado que este filme seja assistido na versão em IMAX 3D. Não só pelos efeitos tridimensionais e o tamanho da tela, mas também pelo som altamente potente que nos transporta para dentro do filme.

Oferecimento:

Próxima
« Anterior
Anterior
Próximo »

POLÍTICA DE COMENTÁRIOS: O CINEVERSO é um espaço público e coletivo. Todos os comentários e opiniões são muito bem-vindos, mas para que tenhamos um ambiente agradável, precisamos respeitar os princípios básicos da boa convivência. Quaisquer comentários ofensivos, que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP, invasão de privacidade pessoal/familiar a qualquer pessoa, ou que não estejam de acordo com os assuntos tratados no site, serão excluídos e o autor dos mesmos estará sujeito a banimento. Caso você veja algum comentário ofensivo, que você acha que precisa ser eliminado, por favor, sinalize-o para os moderadores do site. Desde já agradecemos a sua colaboração! ConversionConversion EmoticonEmoticon