Crítica | Homem de Ferro 3

Ação ininterrupta e cenários incríveis salvam a nova aventura de Tony Stark da mesmice
Ação ininterrupta e cenários incríveis salvam a nova aventura de Tony Stark da mesmice


Título: Homem de Ferro 3
Lançamento: 27 de abril de 2013
Gênero: Ação, Aventura.
Elenco: Robert Downey Jr., Ben Kingsley, Don Cheadle, Gwyneth Paltrow, Jon Favreau, Guy Pearce, Luke Falconer, James Badge Dale.
Direção: Shane Black.
NOTA:

Essa é uma daquelas críticas que a gente escreve com um pouco de decepção. Não pelo fato de que o filme seja ruim, mas sim por não ter atingido as expectativas do público que tanto ansiava para ver Tony Stark novamente em ação.

Na trama, o industrial, arrogante, porém brilhante, Tony Stark/Homem de Ferro luta contra um inimigo cujo alcance não tem limites. Quando Stark vê seu mundo pessoal destruído pelas mãos de seu inimigo, ele embarca em uma angustiante jornada para encontrar os responsáveis. Uma jornada que a cada reviravolta seus brios serão testados. Pressionado, Stark terá que sobreviver lançando mão de seus próprios dispositivos, contando com sua engenhosidade e instintos para proteger aqueles que lhe são mais próximos. Em sua luta para retornar, Stark descobre a resposta para a pergunta que o atormenta em segredo: o homem faz o traje ou é o traje que faz o homem?

É interessante a maneira como deixaram Stark mais humano, mais frágil. Agora, ainda mais vulnerável, ele sente o peso que a batalha em Nova York, que aconteceu em Os Vingadores, deixou nas suas costas. Tony precisa lidar com pesadelos, insônia, crises de pânico e, acima de tudo, o medo de perder tudo o que teme ama. É claro que o humor característico do personagem ainda existe - e são esses momentos que nos fazem ver que aquele é o Homem de Ferro que conhecemos.

Robert Downey Jr. continua sendo um brilhante ator com seu espetacular senso de humor. Agora com novos personagens adicionados para que ele possa interagir com mais pessoas - uma delas é uma criança que, apesar das poucas ferramentas, lhe ensina como seguir em frente e lutar pelo que ele ama - tornando Tony está ainda mais crível.

O grande espetáculo, porém, é o visual. Repleto efeitos especiais em cenas fantásticas de tirar o fôlego, é impossível não ficar impactado com a tamanha grandeza de destruição, explosões e estilos de cenas pouco explorados antes. Apesar disso, a batalha final foi mal construída e poderia ter se saído muito melhor na hora de colcoar um ponto final em todo esse mar de adrenalina que o filme tem.

O enredo é muito corrido, mas as quase duas horas e meia de projeção, parecem pouco minutos. A história, aqui, poderia ter sido mais bem explorada, mas acaba ficando apenas no superficial. Aquele famoso clichê de "o coitado que fora ignorado no passado se tornando um vilão vingativo" está presenta na trama, o que não passa de uma desculpa para trazer mais problemas para o herói. As várias frases de efeito irritam um pouco, mas não causam nenhum desconforto, pois são elas que trazem aquele ar de humor que sempre houve na franquia. A trama se mantêm firme com as constantes pegadas inteligentes, que podem soar um pouco irreal, mas que dão uma maior evidência do quão inteligente Tony Stark é.

Os efeitos 3D são totalmente descartáveis. A conversão parece ter sido feita às pressas, sem nenhuma vontade de exibir o ótimo visual com uma profundidade no mínimo interessante. Aqueles que procuram ver objetos sendo lançados para "fora" da tela ou ter um campo visual amplamente tridimensionado, vão se decepcionar.

A terceira aventura de Tony Stark foi uma promessa e deu início à segunda fase da Marvel nos cinemas, após Os Vingadores. É uma pena que o estúdio não tenha conseguido manter o padrão de qualidade visto no filme que reuniu os grandes heróis das histórias em quadrinhos.

Homem de Ferro 3 tem grandes chances de ser um dos maiores blockbusters do ano e deve agradar os fãs de ação ininterrupta, cenas de tirar o fôlego e cenários fantásticos. É uma pena que o enredo tenha deixado à desejar...

**Não deixe de ficar até o final da projeção, para ver uma divertida cena pós-créditos...
Próxima
« Anterior
Anterior
Próximo »

POLÍTICA DE COMENTÁRIOS: O CINEVERSO é um espaço público e coletivo. Todos os comentários e opiniões são muito bem-vindos, mas para que tenhamos um ambiente agradável, precisamos respeitar os princípios básicos da boa convivência. Quaisquer comentários ofensivos, que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP, invasão de privacidade pessoal/familiar a qualquer pessoa, ou que não estejam de acordo com os assuntos tratados no site, serão excluídos e o autor dos mesmos estará sujeito a banimento. Caso você veja algum comentário ofensivo, que você acha que precisa ser eliminado, por favor, sinalize-o para os moderadores do site. Desde já agradecemos a sua colaboração! ConversionConversion EmoticonEmoticon