TOP 10 | Os maiores monstros do cinema

Para comemorar o lançamento do novo filme de Guillermo Del Toro, Círculo de Fogo , que traz monstros gigantes e assustadores, estamos lançando mais um Top 10 com a lista dos maiores monstros do cinema de todos os tempos.
Para comemorar o lançamento do novo filme de Guillermo Del Toro, Círculo de Fogo, que traz monstros gigantes e assustadores, estamos lançando mais um Top 10 com a lista dos maiores monstros do cinema de todos os tempos.

Monstros sempre fizeram parte da imaginação de quase todos nós. Desde a infância, quando eles tiravam o sono de muitos, até a nossa fase adulta, com mitos, lendas e histórias fantásticas que nutrem fantasia por várias gerações. Muitas histórias desses seres têm fundamento, investigando e explicando, de forma fantasiosa, o que algum dia aconteceu ou talvez pode acontecer.

Mas, nos cinemas, quais foram os gigantes monstros que mais assustaram as crianças e mais encantaram os jovens com sede de uma boa dose de ficção nas telonas? É isso que veremos neste novo Top 10!

10 - Kraken (Piratas do Caribe)

Sendo uma espécie de polvo gigante, o Kraken fez parte do no folclore nórdico e também pode ser visto na mitologia grega. Segundo o mito nórdico, ele tinha o tamanho de uma ilha e cem braços. Acreditava-se que o monstro habitava as águas profundas do Mar da Noruega, que separa a Islândia das terras Escandinavas, mas poderia migrar por todo o Atlântico Norte. O Kraken tinha fama de destruir navios piratas e os que poluíam o mar. É esse contexto que possibilitou a presença, mesmo que com origem diferenciada, no filme Piratas do Caribe: O Baú da Morte, estrelado por Johnny Depp. O monstro é tão famoso, que já fez parte, também, do filme Fúria de Titãs e de alguns desenhos animados e animes.

9 - Tankers (Skyline – A Invasão)

Alienígenas. Na maioria das vezes, são apresentados como monstros enormes, escamosos e que causam destruição por onde passam. Em Skyline – A Invasão (2010) não é diferente. Os monstros do filme aparecem na Terra e começam a abduzir todos os habitantes que podem para, no final, mostrarem a razão pela qual necessitam de nós, seres-humanos.

8 - Gamera e Zedus (Gamera)

No filme japonês Gamera (1965), um garoto encontra um ovo misterioso e, ao descobrir que ali havia uma tartaruguinha, resolve criá-la. Ao chegar em casa, uma coisa estranha acontece: o bichinho começa a voar e crescer rapidamente, soltando bolas de fogo pela boca. Pouco tempo depois, barcos começam a desaparecer misteriosamente no litoral e logo Zedus, um gigantesco monstro marinho, surge e começa a destruir a cidade. Gamera, a tartaruga do garoto, então surge para enfrentar Zedus.  A tartaruga de 60-80 metros de altura e que pesa 80-120 toneladas é, na verdade, a Guaridã do Universo, eterna protetora das crianças. Dá pra imaginar o estrago que esses monstros causam?

7 - Alien (Alien - O 8º Passageiro)

Quem não se lembra desse monstro clássico apresentado ao mundo por Ridley Scott em Alien - O 8º Passageiro (1979)? Alien foi uma criatura alienígena altamente agressiva que perseguiu e matou a tripulação de uma nave espacial. Ela se tornou um dos mais icônicos monstros do cinema e é um dos mais lembrados pelos fãs de ficção-científica. Você poderá vê-lo em Aliens (1986), Alien 3 (1992) e Alien: A Ressurreição (1997), Alien vs. Predador (2004) e Alien vs. Predador (2007). Prometheus, de 2012, usou Alien como base de enredo.

6 - Monstro (Super 8)

A trama de Super 8 (2011) se passa no verão de 1979, quando um grupo de seis garotos, em uma cidade industrial de Ohio, testemunha uma catastrófica colisão noturna de uma caminhonete com um trem de carga. Eles registram tudo com a câmera Super-8 com a qual estavam tentando fazer um filme. Não tarda para que eles comecem a desconfiar que aquilo não foi um acidente, quando misteriosos desaparecimentos começam a acontecer e a Força Aérea tenta encobrir a verdade — algo muito mais terrível do que eles poderiam imaginar. 
É neste "acidente" que um terrível monstro alienígena escapa e causa terror e pânico na pequena cidade. Antes imaginado como uma prequência de Cloverfield Monstro, o longa conta com vários elementos em comum, inclusive no visual do monstro.

5 - Monstro de Cloverfield (Cloverfield Monstro)

O filme acompanha cinco jovens de Nova Iorque que frequentavam um festa de despedida para um amigo na mesma noite que a cidade é misteriosamente afetada por grandes explosões. Essas explosões são provenientes de uma batalha entre o exército americano e um monstro gigantesco. Com sua origem ainda desconhecida, o Monstro de Cloverfield é uma espécie de Godzilla (o qual foi usado como meio de inspiração para J.J. Abrams) Alienígena. Ele é totalmente assustador.

4 - Tiranossauro Rex (Jurassic Park - O Parque dos Dinossauros)

Dinossauros são sempre sinônimos de horror e destruição e nesta adaptação do livro homônimo de Michael Crichton eles são ainda mais ferozes. Em Jurassic Park: O Parque dos Dinossauros (1993), um parque construído por um milionário (Richard Attenborough) tem como habitantes dinossauros diversos, extintos a sessenta e cinco milhões de anos, trazidos à vida através de um inseto fossilizado, que tinha sugado sangue destes dinossauros, de onde pôde-se isolar o DNA e recriá-los em laboratório. Mas, o que parecia ser um sonho se torna um pesadelo, quando a experiência sai do controle de seus criadores. O grande antagonista da trama é o Tiranossauro Rex, que destrói tudo por onde passa e traz o terror consigo.
O sucesso foi tão grande, que a obra já foi convertida para os quadrinhos, paras os videogames e para esta franquia cinematográfica de grande renome, que já soma três filmes (o quarto deve ser lançado em 2015).

3 - Trolls (O Caçador de Trolls)

Assim como Cloverfield Monstro, O Caçador de Trolls (2010) também é filmado no gênero mockumentary, que traz perspectiva de primeira pessoa. O filme conta a história de um trio de estudantes de cinema que, após um surto de ataques a ursos numa reserva natural no Norte da Noruega, que o Governo tenta desdramatizar, decidem investigar o que realmente se passou. Ignorando os avisos das autoridades sobre os perigos, munem-se de uma câmara de vídeo e partem em busca de material para um documentário. Durante a busca, conhecem Hans, um homem enigmático conhecido como o "caçador de trolls". E é então que os jovens descobrem o segredo mais bem guardado do Governo norueguês: a existência de trolls, seres que eles julgavam apenas habitar na sua imaginação... The Troll Hunter é, no mínimo, algo fascinante e nos proporciona incríveis momentos de terror, com esses monstros cheios de história pra contar.

2 - King Kong (King Kong)

Este macacão ganhou a simpatia de muitos em King Kong (1932) e, até hoje, é um dos mais conhecidos monstros de todos os tempos. Sua história, muitos já conhecem: uma equipe de cinema decide filmar numa ilha tropical e encontram um gorila gigante, adorado pelos nativos e que se apaixona pela estrela loira - Ann Darrow. Para recuperá-la, os tripulantes, o cinegrafista e o escritor do filme têm que enfrentar dinossauros, insetos gigantes e o próprio gorila, que se apaixonou pela atriz. Depois de resgatada, Ann tenta libertar Kong do cinegrafista, que teve a idéia de exibi-lo na Broadway e lucrar com isso. Kong escapa e destrói quase toda a cidade em busca de sua amada. A cena final, no Empire State Building, é uma das cenas mais reproduzidas da história, aparecendo até em desenhos infantis e comédias. A fera apareceu em um outro filme e em mais duas regravações: King Kong vs. Godzilla, King Kong (1976) e King Kong (2005). Clássico é clássico, não é?

1 - Godzilla

Nenhum outro monstro será tão grandioso e aterrorizante quanto o japonês Godzilla. Sua primeira aparição foi em 1954 no filme "Godzilla", produzido pela Toho Film Company Ltd. Até hoje, a Toho já produziu mais de 25 filmes sobre o Godzilla. Ele é a personificação do medo das armas nucleares. Criado por uma explosão nuclear, seu imenso tamanho, força, terror e destruição evoca a fúria das bombas atômicas soltadas em Hiroshima e Nagasaki. No transcorrer da série, o grande monstro se desenvolveu como um personagem com características de um vilão ou às vezes como herói.
Para muitas pessoas em todo o mundo, Godzilla é um aspecto característico da cultura popular japonesa. O monstro remanesce como uma importante faceta dos filmes japoneses incorporando "kaiju", ou monstro gigante, no gênero tokusatsu. Nos filmes japoneses, Godzilla é retratado como um dinossauro gigante com escamas cinzas e ásperas, um poderoso rabo e várias barbatanas dorsais. Sua origem varia de um filme para o outro, mas é quase sempre descrito como uma criatura pré-histórica e seus primeiros ataques ao Japão têm ligações com o início da Era Atômica. Em particular, a mutação causada por radiação atômica — fúria liberada pelo homem dividindo os átomos — é apresentada como uma explicação para seu grande tamanho e poderes estranhos. A aparência de Godzilla foi inspirada por várias espécies de dinossauros. Seu sucesso foi ampliado para uma versão americanizada de filme, quadrinhos, games e desenhos animados. Um novo filme norte-americano do poderoso já está em produção.


Círculo de Fogo (já nos cinemas), traz monstros fortemente inspirados nos filmes japoneses, desde seus nomes "kaiju", até às suas características. O filme é considerado uma grande homenagem ao gênero japonês e, ao mesmo tempo, ressuscita o que estava sendo esquecido.

Conhece algum outro gigante assustador que não está na lista? Comente!

Fontes: AdoroCinema, Wikipédia, Google Imagens.

* Esta lista não exibe a verdade, nem tem a intenção da fazer isso. É só uma divisão de opinião, juntamente com a popularidade de cada item do tema proposto.
Próxima
« Anterior
Anterior
Próximo »

13 comentários

Click here for comentários
Elienai Henrique
admin
9/8/13 18:03 ×

Faltou os monstros de Resident Evil 5 Retribuição e o de Fúria de Titans

Reply
avatar
9/8/13 18:16 ×

Estes, com certeza, estariam na lista se fosse um Top 15. ;)

Reply
avatar
had
admin
10/9/13 20:30 ×

e mesmo

Reply
avatar
Cleriston Santana Vilanova
admin
15/9/13 00:37 ×

Realmente o Godzila foi o melhor, ou séria pior?

Reply
avatar
francisco iago
admin
4/10/13 12:50 ×

realmente são todos incriveis mais os que me marcaram foram o godzilla,king kong,alien,tiranossauro rex,gamera e o monstro de cloverfield.

Reply
avatar
danylo costa
admin
14/11/13 10:17 ×

se esqueceram de muitos monstros como o tripod de guerra dos mundos e o polvo gigante no filme altitude

Reply
avatar
LUCAS
admin
6/4/14 19:48 ×

SO FALTA OS MONSTROS DO FILME CIRCULO DE FOGO

Reply
avatar
bla bla bla
admin
22/6/14 12:00 ×

Faz um de assassinos de filmes de terror...

Reply
avatar
brendon
admin
2/7/14 02:46 ×

o godzilla pode ser o mais forte mas ele não é o mais alto
o mais alto dos kaijus é o slattern do filme circulo d fogo com uma diferença de uns 70 a 80 metros entre eles
dica, o godzilla ganha uma luta mesmo assim

Reply
avatar
brendon paz
admin
2/7/14 02:53 ×

o godzilla pode ser o mais forte mas ele não é o mais alto
o mais alto dos kaijus é o slattern do filme circulo d fogo com uma diferença de uns 70 a 80 metros entre eles
dica, o godzilla ganha uma luta mesmo assim

Reply
avatar
Guilherme Lins
admin
26/7/14 18:23 ×

O Muto de "Godzilla 2014" também deveria ser citado.

Reply
avatar
Adriano Cassio
admin
5/8/14 22:10 ×

mas o tripode é uma maquina.

Reply
avatar
Pete_Magrello
admin
31/12/14 15:01 ×

Bem se for top de MAIORES (Maiores de mais altos..) monstros ta totalmente errado :) mas depende doque você quer dizer com maiores ... Mas se for como eu entendi o Godzilla é o melhor mesmo :)

Reply
avatar

POLÍTICA DE COMENTÁRIOS: O CINEVERSO é um espaço público e coletivo. Todos os comentários e opiniões são muito bem-vindos, mas para que tenhamos um ambiente agradável, precisamos respeitar os princípios básicos da boa convivência. Quaisquer comentários ofensivos, que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP, invasão de privacidade pessoal/familiar a qualquer pessoa, ou que não estejam de acordo com os assuntos tratados no site, serão excluídos e o autor dos mesmos estará sujeito a banimento. Caso você veja algum comentário ofensivo, que você acha que precisa ser eliminado, por favor, sinalize-o para os moderadores do site. Desde já agradecemos a sua colaboração! ConversionConversion EmoticonEmoticon